Aprovados no curso do CAR podem acessar capacitação em Geoprocessamento.

Servidores e prestadores de serviço do Incra que foram aprovados no curso a distância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) podem participar de capacitação sobre Geoprocessamento, que será ofertada na mesma modalidade de ensino.

O módulo de Geoprocessamento é um complemento ao conteúdo do curso do CAR, promovido pelo Incra em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). Com carga horária de 78 horas, tem como temática modelos de dados geográficos, sistemas de coordenadas e posicionamento, sistema de navegação via satélite, sistemas de informações geográficas, sensoriamento remoto e aplicações em geoprocessamento.

A capacitação também vai promover treinamento para operacionalização do CAR Lote, ambiente criado especificamente para lançamento dos dados individualizados de cada parcela dos assentamentos da reforma agrária no sistema do CAR.

Acesso ao curso

Somente quem concluiu a primeira ou a segunda turma do curso a distância promovido pelo Incra sobre Cadastro Ambiental Rural e obteve aprovação final pode participar do módulo de Geoprocessamento. Todos os aprovados vão receber mensagem via e-mail com orientações para o acesso ao ambiente virtual da capacitação. A participação é opcional.

O conteúdo das aulas pode ser acessado a partir de 16 de novembro, devendo ser concluído em até três semanas. Os certificados de conclusão de cada módulo do curso a distância do CAR serão enviados por e-mail. Mais informações na secretaria-executiva do curso pelo e-mail secretaria.incracapacita01@gmail.com.

A capacitação

O curso a distância do CAR foi promovido pela Coordenação Geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Incra por meio de termo de execução descentralizado firmado com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) para realização do cadastro ambiental dos assentamentos e territórios quilombolas titulados pela autarquia.

O treinamento foi promovido, entre os meses de maio a outubro deste ano, exclusivamente para servidores e prestadores de serviço do Incra. O curso ofereceu embasamento para a regularização ambiental de assentamentos da reforma agrária e territórios de comunidades remanescentes de quilombos titulados pelo instituto, por meio da inscrição no CAR e elaboração de Programas de Regularização Ambiental (PRA) de áreas com necessidade de recuperação ambiental.

Serviço

Curso: Cadastro Ambiental Rural - Etapa GEO, (modalidade a distância).

Público: Servidores do Incra e profissionais de empresas/entidades de assistência técnica contratadas pela autarquia.

Carga horária: 78 horas

Início das aulas: 16 de Novembro.

Site: www.incracapacita.com.br